Funcionários do Hospital Batista Memorial juntos na Doação de Sangue

Nos dias 03 e 04 de Dezembro de 2014, 40 funcionários do Hospital Batista Memorial foram mais uma vez ao HEMOCE para doação de Sangue.

Todos os dias, milhares de pessoas necessitam de doação de sangue. Agora, nesse exato momento, existe alguém que está precisando de sangue. Provavelmente, os motivos são os mais diversos como acidentes, cirurgias, anemia, leucemia e dentre outros.

O sangue é um tecido essencial para o bom funcionamento do corpo humano, considerado insubstituível. Essa é a justificativa da doação de sangue ser tão importante. Doar sangue não tem nenhum risco a saúde. É um ato de cidadania, solidariedade. O Serviço Social parabeniza a
todos os funcionários que participaram da Campanha.

Para ser Doador de Sangue é Preciso:

  • Estar bem de saúde.
  • Apresentar um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
  • Ter entre 16 e 69 anos.
  • Ter mais de 50kg.
  • Estar bem alimentado.

O HEMOCE zela pela saúde de seus doadores. A coleta é feita em ambiente limpo e todo o material utilizado é descartável, evitando qualquer possibilidade de contaminação. A coleta é feita por uma equipe especializada e com acompanhamento médico. Antes da doação é feita uma avaliação clínica com exame físico, verificação do peso e realização de teste para anemia.

A doação não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Logo após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, em 24 horas o volume será o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias.

Fonte: Hemoce

Priscila Leite Soares

Coordenação Serviços Social

Sobre o autor

Edgar Oliveira

Já acompanha nossas redes sociais?