Campanha de combate ao Sarampo

IMG_20150408_100301062Os dias 8 e 9 de Abril de 2015 foram de vacinação contra o Sarampo no Hospital Batista Memorial, uma ação do Serviço Social com o apoio da enfermagem. Graças ao empenho das equipes envolvidas, 100 funcionários já estão imunizados contra a doença.

O sarampo é considerado uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa, causada por um vírus chamado Morbillivirus. Os sintomas vão desde as manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular eritematoso), que começam no rosto e progridem em direção aos pés, além de febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte i8nterna das bochechas (exantema de Koplik). Quando a doença se agrava podem ocorrer Otite, pneumonia, encefalite.

O tratamento objetiva o alívio dos sintomas, ou seja, O tratamento é sintomático. A pessoa com sarampo deve fazer repouso, ingerir bastante líquido, comer alimentos leves, limpar os olhos com água morna e tomar antitérmicos para baixar a febre. Em algumas situações, existe a necessidade de tratamento para o elevar a imunidade.

Fiquem atentas as recomendações:

  • A vacina contra o sarampo é a melhor forma de evitar a doença que pode ser grave;
  • O sarampo é uma doença altamente contagiosa e de caráter epidêmico;
  • Se aparecerem manchas avermelhadas não deixe de procurar atendimento médico na pele de sua criança, mesmo que ela tenha sido vacinada contra o sarampo;
  • Analisar se você teve a doença na infância ou tomou a vacina quando criança. Se existir dúvida é necessário buscar um centro de vacinação.

Priscila Leite Soares.
Serviço Social.

Sobre o autor

Edgar Oliveira

Já acompanha nossas redes sociais?