Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira e se estenderá até o dia 22 de maio. Durante esse período, poderão ser imunizadas crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, pessoas com mais de 60 anos, indígenas, profissionais de saúde e do sistema prisional, população carcerária, gestantes, mulheres com até 45 dias depois do parto e doentes crônicos (como obesos, diabéticos e pessoas com insuficiência cardíaca). O Ministério da Saúde distribuiu 54 milhões de doses da vacina.

A vacina, produzida pelo Instituto Butantan, oferece proteção contra três tipos do vírus influenza: o B, o H1N1 e o H3N2. Como o vírus da gripe é mutante, a vacina contra a doença também varia a cada ano. Por isso, pessoas do grupo prioritário que já foram imunizadas devem ser vacinadas de novo. Pacientes com doença crônica precisam apresentar uma prescrição médica para que possam ser imunizados.

As pessoas que não fazem parte do público-alvo da campanha podem ser imunizadas em clínicas da rede privada. A vacina, no entanto, não é recomendada a determinados grupos – como crianças com menos de seis meses e pessoas que já apresentaram reação alérgica grave à vacina.

Durante a campanha, haverá mais dois tipos de vacina: a pneumocócica 23-valente e a contra a difteria e tétano. A primeira é responsável pela prevenção de doenças como pneumonia, meningite e infecção generalizada do sangue e será destinada aos idosos hospitalizados ou residentes em instituições, às pessoas com doenças crônicas) e aos imunodeprimidos.

Fonte: Veja

Sobre o autor

Manuel Silva

Técnico de informática, atualmente trabalhando na manutenção de site e dando suporte aos usuários do Hospital Batista Memorial, Fanático por Designer e Tecnologias, desenvolvedor de template para WordPress, adoraHTML5, CSS3 é webmaster nas horas vagas :).

Já acompanha nossas redes sociais?