Dia nacional lembra avanços e desafios da imunização

Foto vacina - Felipe Rosa - Gazeta do Povo

O Brasil comemora na data de hoje o Dia Nacional de Imunização. Apesar de pouco lembrada em relação a sua importância no contexto geral das iniciativas em saúde pública, é preciso se ressaltar que graças ao esforço de abnegados que dedicaram suas vidas a conduzir as ações de imunização, é que podemos comemorar a erradicação da varíola do planeta, a eliminação da poliomielite em quase todo o mundo, o controle do sarampo e da rubéola, entre outras doenças. Nesse sentido há que se destacar os feitos no campo da humanização como dentre os maiores avanços em saúde já conquistados pelo homem.

O nosso país possui um dos melhores programas de imunização do mundo. Através do Programa Nacional de Imunização somos referência com a inclusão de novas vacinas no calendário, distribuição universal das mesmas e produção nacional destacada, como por exemplo, as vacinas contra pneumonias, meningites, diarreias e o enfrentamento recente de uma pandemia de gripe. De todo modo ainda temos que lidar com situações bem peculiares, como é o caso de não se manter o calendário de vacinas atualizado. Isso se deve principalmente ao fato de que o brasileiro, na maioria das vezes, só se preocupa com a doença quando seu risco é mais presente, desconsiderando a necessidade da prevenção.

Outro ponto marcante a se levar em conta nessa questão diz respeito a atenção global efetiva. É preciso ser ressaltado que as ações de imunização deixaram de ser exclusividade da criança. Adolescentes, adultos, gestantes, idosos e viajantes passam a ser alvo dos programas como foco maior de prevenção das doenças.

Por isso mesmo a data que hoje se comemora deve servir de espaço para reflexão abrangente sobre os desafios que são colocados. Já se prognostica que este será o século da erradicação das grandes doenças. Assim, que a data sirva para lembrar dos avanços conquistados, sem deixar em segundo plano todos os agentes que estão hoje envolvidos em tão nobre missão.

Via O Povo Online

Sobre o autor

Edgar Oliveira

Já acompanha nossas redes sociais?