Hipertensão

Qual é a pressão normal?
A pressão arterial normal não é um número fixo. Ela varia de acordo com a atividade física, momento do dia ou da noite, e fatores emocionais. É por isso que é importante que a sua pressão seja medida em condições adequadas e em mais que uma ocasião.
A pressão arterial ideal, isto é, o nível que está associado com o menor risco cardiovascular, de acordo com a Sociedade Americana de Hipertensão é de 120/80 mm Hg. O aumento contínuo acima de 120/80 aumenta o risco de doença cardiovascular. Diz-se que há hipertensão quando a pressão arterial se mantém acima de 140 de sistólica ou 90 de diastólica, ou ambos. Quanto maior a pressão, maior o risco cardiovascular. Ainda de acordo com a S.A.H., as pessoas com diabetes ou doenças renal devem manter suas pressões arteriais ao redor de 120/80 porque têm maior risco de desenvolver as conseqüências da hipertensão.

Pode-se se evitar a hipertensão?
Essa é a boa notícia: pode-se tentar evitar a hipertensão mantendo-se o peso sob controle, fazendo exercícios físicos, comendo alimentos saudáveis, limitando a ingestão de álcool, ou seja, mantendo um estilo de vida saudável.

Por que se diz que a hipertensão é um perigo silencioso?
Por que ela é um distúrbio que evolui muitas vezes sem causar sintoma específico. Por isso, a única maneira de saber se você é ou não hipertenso é medindo a sua pressão arterial.

O que causa a hipertensão?
Não se sabe a causa da hipertensão da maioria das pessoas. Sabe-se que se pode herdar a tendência à hipertensão. Se um de seus pais for hipertenso, você tem maior probabilidade de desenvolver hipertensão do que filho de pais sem hipertensão. Se seu pai e mãe têm hipertensão, a probabilidade é maior ainda.

A hipertensão pode levar a outros problemas de saúde?
Pode sim. Ela pode levar a outros sérios problemas de saúde e até à morte. As pessoas que têm hipertensão, e não se tratam, têm muito maior probabilidade de ter complicações cardiovasculares, como acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, arritmias cardíacas e insuficiência renal, comparando-se com pessoas que têm pressão arterial normal.

Sobre o autor

Edgar Oliveira

Já acompanha nossas redes sociais?