Outubro Rosa – Campanha em combate ao Câncer de Mama

destaque-171408-cartaz-outubro-rosa-elevador-alterado

Outubro é o mês mais especial para as vitoriosas do mundo todo, como são chamadas as sobreviventes do câncer de mama e do colo de útero. Durante esse período, são realizadas diversas ações focadas na prevenção da doença.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente e o mais comum entre as mulheres, correspondendo a 22% dos casos novos a cada ano. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, principalmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Embora o exame cito patológico (Papanicolaou) tenha sido introduzido no Brasil na década de 50, a doença ainda é um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 40% das mulheres brasileiras nunca tenham sido submetidas ao exame.

O câncer do colo do útero corresponde, aproximadamente, a 15% de todos os cânceres que ocorrem no sexo feminino. As taxas de mortalidade referentes ao período de 1979 a 1998 evidenciam uma elevação de 29% nos casos. Seu pico de incidência situa-se entre os 40 e 60 anos de idade da mulher, sendo pouco frequente abaixo dos 30 anos.

Sobre o autor

Edgar Oliveira

Já acompanha nossas redes sociais?