Prefeitura promove ciclo de atividades em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas

publicaçãoA Prefeitura de Fortaleza realiza, de 25 a 27 de junho, por meio da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (CPDrogas), um ciclo de atividades em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado no dia 26 de junho.

Participam da iniciativa os Cuca Barra e Jangurussu, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e a Unidade de Acolhimento Dr. Silas Munguba.

Na quarta-feira (25/06), a CPDrogas participará do Cine Debate com os jovens da Rede Cuca Barra, a partir das 18h, com o filme “Bicho de sete cabeças”. No mesmo horário, haverá exibição do curta “Drogas e Cidadania” com debate e apresentações musicais na Rede Cuca Jangurussu. O objetivo é discutir a temática sobre drogas de forma participativa e dialógica com a juventude.

Na quinta-feira (26/06), a programação promove a reflexão sobre o projeto de vida dos participantes a partir de vivências artísticas. A programação terá início às 9h30 no Centro Pop – unidade Centro, com a oficina “Que herói sou eu” e a produção de xilogravuras. Na ocasião, haverá outro espaço com karaokê e sarau, onde os presentes poderão se expressar artisticamente.

Segundo o coordenador da unidade, Elias Figueiredo, “todo trabalho de conscientização sobre o uso abusivo de drogas e de promoção de vida e paz é bem-vindo, além disso, será um momento de valorização para essas pessoas que tiveram seus vínculos perdidos, e foram morar nas ruas”, ressalta.

No período da tarde, é a vez dos usuários em recuperação da Unidade de Acolhimento Dr. Silas Munguba, no José Walter, participarem da programação. Das 13h30 às 17h, será trabalhada a mesma oficina “Que herói sou eu”, que irá resultar na produção artística feita com grafite nos muros da unidade. O momento contará ainda, com uma roda de conversa com o redutor de danos, Rogério Pinto e o educador social e grafiteiro, Roni Flow.

Ainda na quinta-feira, às 14h no Cuca Jangurussu, haverá apresentação do vídeo “QUERÔ”, que retrata uma realidade de sobrevivência no mundo das drogas e violência urbana na juventude seguido de debate sobre drogradição acerca da temática: Uso precoce de álcool na adolescência. A roda de conversa contará com a presença de representantes da CPDrogas, Narcóticos Anônimos e Consultório de Rua, bem como jovens do Cuca, conselho jovem e instituições da comunidade.

E às 16h, a coordenadora do núcleo de Acolhimento e Orientação Institucional da Coordenadoria, Karine Manzo, ministrará uma palestra na empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social (Dataprev), abordando a Rede de Cuidado aos usuários de álcool, crack e outras drogas e seus familiares disponibilizados pelo município.

Segundo a coordenadora Especial de Políticas sobre Drogas, Juliana Sena, o ciclo de atividades tem o objetivo de levar a informação como forma de prevenção e discutir estratégias de minimizar os problemas com uso de drogas.

Para finalizar o ciclo de atividades, na sexta-feira (27/06), às 9h, acontecerá a gravação na Rádio Debate do Cuca Jangurussu com o tema: “Uso abusivo de drogas, e aí dá para sair?”. A proposta é que o programa (depois de editado pelos próprios jovens) seja veiculado na Rádio CUCA e rádios comunitárias.

A programação conta com o apoio da Coordenadoria Especial de Juventude, Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte – CUCA, e a Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra).

Confira a programação:

25 de junho
Cine Debate – “Bicho de sete cabeças”
Horário: 18h
Local: Cuca Barra (Av. Pres. Castelo Branco, 6.417 – Barra do Ceará)

Exibição do Curta ‘Drogas e Cidadania’
Horário: 18h
Local: Cuca Jangurussu (Av. Castelo Castro com Via Paisagística)

26 de junho/2014
Oficina “Que herói sou eu” – Produção de Xilogravura
Horário: 9h30 às 11h30
Local: Centro Pop (Rua Antônio Pompeu, 134 – Centro)

Oficina “Que herói sou eu” – Produção de Grafite
Horário: 13h30 às 17h
Local: U.A Silas Munguba (Av. D, 440 – José Walter)

Filme “QUERÔ” – Drogas e Juventude
Horário: 14h
Local: Cuca Jangurussu (Av. Castelo Castro com Via Paisagística)

Palestra Rede de Cuidados do Munícipio
Horário: 16h
Local: Dataprev (Av. Santos Dumont, 3060 – 2º andar – Aldeota)
Entrada do prédio pela Rua Barbosa de Freitas – em frente ao Shopping Center Um

27 de junho/2014
Rádio Debate com o tema: “Uso abusivo de drogas, e aí dá para sair?”
Horário: 9h
Local: Cuca Jangurussu (Av. Castelo Castro com Via Paisagística)

Sobre o autor

Edgar Oliveira

Já acompanha nossas redes sociais?