Perguntas Frequentes

Ainda tem dúvidas sobre o Hospital? Veja algunas perguntas e resposta sobre o hospital batista que pode lhe ajudar.

Onde está localizado o Hospital Batista Memorial?

O prédio do Hospital Batista Memorial está localizado na Rua Professor Dias da Rocha, nº 1530 no Bairro Aldeota, que é localizado na zona norte da cidade de Fortaleza no Ceará, tendo como limites a leste a Rua Frei Mansueto e Avenida Desembargador Colombo Sousa, a oeste a Rua João Cordeiro, a norte a Rua Pereira Filgueiras e Avenida Dom Luís e ao sul as Ruas Beni de Carvalho e Padre Valdevino. Veja o Mapa do Bairro.

Como faço para chegar ao Hospital Batista Memorial?

Para chegar ao Hospital basta usar a nossa página Localização no campo de busca digite o seu endereço atual, em seguida clique no botão Como Chegar. Você será redirecionado para uma pagina com a localização e dicas de trajeto da Moovit. Você também pode entrar em contato através do nosso telefone (85) 3224-5417, que lhe informamos o melhor caminho.

O que é Filantropia?

A origem etimológica da palavra filantropia significa “amizade pela humanidade”. O conceito original, desenvolvido no início do século passado, parte do princípio de que a ação social nasce, fundamentalmente, da decisão individual de um possuidor de bens ou recursos financeiros, que acredita que esses recursos doados a uma entidade ou a uma causa podem fazer a diferença na vida de uma pessoa.

Outra abordagem para a filantropia é quando ela atua como um segmento da sociedade civil que busca construir um sistema alternativo da situação de exclusão do ser humano.

Essa abordagem utiliza o recurso privado para o beneficio público, buscando transformar a sociedade, a partir de programas e projetos criativos, testes modelos que tornam serviços e bens mais acessíveis, construção de relações entre diferentes setores e grupos sociais, geração de capital humano e social, influência em políticas públicas.

O que é CEBAS?

As principais dificuldades enfrentadas pelos hospitais devem-se à baixa remuneração praticada pela tabela do SUS, que remunera apenas 60% dos custos dos procedimentos, e a falta de recursos que deveriam ser investidos diretamente pelo poder público. O segmento ainda enfrenta constantes atrasos no repasse da remuneração pelos serviços prestados.

Hospital Filantrópico é Público?

Não. Essas instituições são privadas, sem fins lucrativos, mas são contratadas pelos gestores públicos para prestarem serviço ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Os hospitais filantrópicos atendem planos de saúde ou particular?

Grande parte dos hospitais filantrópicos atende pelos planos de saúde existente no país e também presta serviço aos pacientes de forma particular. Algumas instituições possuem inclusive planos de saúde próprios.

Por que os Hospitais Filantrópicos têm déficit financeiro?

As principais dificuldades enfrentadas pelos hospitais devem-se à baixa remuneração praticada pela tabela do SUS, que remunera apenas 60% dos custos dos procedimentos, e a falta de recursos que deveriam ser investidos diretamente pelo poder público. O segmento ainda enfrenta constantes atrasos no repasse da remuneração pelos serviços prestados.

Qualquer pessoa pode solicitar documentos ou prontuários?

Todas as informações sobre a assistência prestada ao paciente no Hospital Batista Memorial são confidenciais e protegidas por legislação vigente. As cópias de prontuários são liberadas com a devida autorização do paciente ou de seu representante legal, sob autorização por lei.

Já acompanha nossas redes sociais?