Campanha de tratamento e prevenção da tuberculose

No dia 24 de março o calendário nos informa sobre uma das doenças mais detectadas no Brasil: a Tuberculose. A tuberculose é uma doença desenvolvida por uma bactéria chamada bacilo de Koch e ela ataca principalmente os pulmões, mas pode haver também em outras partes do corpo como: rins; ossos; e pleuras (que é uma membrana que envolve os pulmões).

O método de prevenção é a vacina BCG que é indicada para crianças de 0 a 4 anos. Com o surgimento da vacina, diminuíram muito os casos da doença, mantendo maiores cuidados no atendimento ao público.

Após o diagnostico da doença procure um posto de saúde mais próximo de sua casa para começar o tratamento que deve ser realizado ao longo de 6 meses, procurando sempre finalizar o tratamento a ser seguido.

Sintomas da Doença:

 

  • Tosse por mais de 3 semanas acompanhada ou não de febre no fim do dia
  • Suor noturno
  • Fraqueza no corpo
  • Perda de apetite
  • Dores no peito e/ou nas costas
  • E às vezes escarro com sangue.

 

Estes são os sintomas que podem detectar a doença.

E por último vale ressaltar que o tratamento não pode ser abandonado, mesmo que desapareçam os sintomas, pois tuberculose mal tratada pode matar e ainda potencializa o seu efeito de transmissão para outras pessoas (lembrando que locais fechados e mal ventilados favorecem a transmissão da doença).

Autor(a): Claudenia Vasconcelos – Estagiária do Serviço Social

Sobre o autor

Edgar Oliveira

Já acompanha nossas redes sociais?